segunda-feira, 27 de julho de 2009

Por que você torce pra quem você torce?

O Brasil é um país que valoriza o futebol ao máximo. Nossos compromissos e a grade horária das emissoras de televisão brasileiras se ajustam aos jogos de futebol. Desconhecidos conversam, discutem e até brigam por causa do time. Quando o time perde, qualquer coisinha é motivo pra brigar. Quando ganha, é felicidade total.
Não entendo como um esporte consegue tanto impacto na vida das pessoas. E eu digo isso não só porque não sou fã de futebol. (Só assisto aos jogos da seleção. E olhe lá.) Já vi pessoas discutindo por causa de time. E ainda por cima como se eles fossem o time: “Ah, mas nós já ganhamos não sei quantos títulos de não sei o quê” (Nós quem? Você também tava jogando?), “Quando você ganhar um título de não sei o que você vem falar comigo”. Tem gente que realmente toma partido. O esporte devia unir as pessoas, e não provocar brigas. Torcer é uma coisa. Bater boca por causa de time é besteira.
Outra coisa: alguém pode me explicar por que torcer pra um time e não pra outro? Quer dizer, quando a pessoa torce pro time do lugar onde ela nasceu, beleza, dá pra entender. Torcer pra quem tá ganhando também faz sentido. Se bem que tem gente que, mesmo o time perdendo todas, não muda. Torcer pra um jogador é fácil de explicar, porque aí, você avalia uma pessoa só. Agora um time, você tem que considerar vários jogadores, que, aliás, serão trocados. O nome da equipe é o mesmo. Mas o time sempre está renovado.
Então pense, o que faz você torcer pra quem você torce?

Nenhum comentário: